sábado, 21 de novembro de 2015

7 - PADRÕES DE CONCORRÊNCIA


A pressão competitiva gerada pelo crescimento das margens de lucro das empresas mais lucrativas eventualmente se coloca com a capacidade produtiva instalada. Pode resultar daí um processo de absorção das parcelas de mercado rivais, ou a busca de novos mercados, ou a diminuição do grau de utilização da capacidade aquém do nível desejado especificamente em caso de oligopólio concentrado.
A indústria do cimento se enquadra na estrutura industrial de oligopólio concentrado, uma vez que se tem o produto relativamente homogêneo, com elevada concentração experimentando economias de escala técnica, ou seja, P&D direcionado para a redução de custos de produção – inovação de processo. As barreiras a entrada nesse mercado são no âmbito tecnológico.

OLIGOPÓLIO

É a prática de mercado em que a oferta de um produto ou serviço, que tem vários compradores, é controlada por pequeno grupo de vendedores. Neste caso, as empresas tornam-se interdependentes e guiam suas políticas de produção de acordo com a política das demais empresas por saberem que, em setores de pouca concorrência, a alteração de preço ou qualidade de um afeta diretamente os demais. O oligopólio força uma batalha diplomática ou uma competição em estratégia. O objetivo é antecipar-se ao movimento do adversário para combatê-lo de forma mais eficaz. O preço tende a variar no nível mais alto. Podem ser citados como exemplos de setores oligopolizados no Brasil o automobilístico e o de Cimento.



Grande parte do mercado brasileiro de cimentos é liderado por poucas empresas, caracterizando uma situação em que empresas que queiram ingressar nesse mercado encontram barreiras à entrada, geralmente tecnológicas. 









http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2011-11-10/cartel-de-cimento-dominava-90-do-mercado-aponta-ministerio-da-justica


Nenhum comentário:

Postar um comentário