sábado, 21 de novembro de 2015

6 - Fusões

 Holcim e Lafarge fecham fusão para criar gigante do cimento. Acordo cria a maior fabricante de cimento do mundo, com vendas combinadas de 44 bilhões de dólares. O grupo estará presente em 90 países, com os mercados emergentes como a América Latina e África representando por 60 por cento das vendas, mas com nenhum país, individualmente, respondendo por mais de 10 por cento. A fusão dos dois grupos criará a terceira maior produtora de cimento do Brasil. Gráfico sem considerar a fusão da Lafarge e Holcim.

maiores mundo
Dá-se o nome de fusão à combinação de duas ou mais empresas, mantendo a empresa resultante a identidade de um a delas. Matias, Barretto e Gorgati (1996) apresentam três tipos de fusões: horizontal, vertical e de conglomerados.
A primeira - horizontal - ocorre quando as empresas que se fundem operam no mesmo ramo de atividade e, geralmente, são concorrentes diretas. 
A fusão vertical ocorre quando a empresa se funde a outra que está “a montante”, “para trás” (upstream), ou “a jusante”, “para frente” (dowstream) na cadeia produtiva. Essa operação também pode ser caracterizada como uma diversificação vertical. Vale acrescentar que esse processo posiciona a empresa nas mais diversas etapas de elaboração do produto: tanto em uma etapa em que se adiciona um pequeno valor a ele, quanto em etapas em que o acréscimo é mais substancial, como também em atividades não estritamente industriais – distribuição, comercialização, assistência pós-venda, entre outras. (BRITTO, 2002).


A terceira fusão é a de conglomerados e ocorre quando as empresas que se fundem atuam em negócios diferentes, podendo ser considerada uma diversificação. Essa forma de fusão, para Matias, Barretto e Gorgati (1996), pode ser classificada em três tipos: a) extensão de produto - ocorre com a ampliação das linhas de produtos, que atuam no mesmo negócio e as atividades estão relacionadas entre si, podendo ser caracterizadas, segundo Britto (2002), também como um processo de diversificação concêntrica de que trata o BNDES no Quadro 1; b) extensão geográfica de mercados - fusão que ocorre entre empresas que atuam em locais geograficamente diferentes, mas que podem ser complementares e, para tal, o produto deve ser substituto; c) conglomerado puro - fusões entre empresas que não apresentam negócios relacionados. Britto (2002) identifica uma forma de diversificação em conglomerado em que a empresa passa a atuar em atividades com baixos níveis de sinergia ou quase nenhuma relação, e essa diversificação pode-se dar, também, pela F&A.


economia.ig.com.br/empresas/indústria

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